EUA não têm informações sobre Bin Laden há anos--ministro

Os Estados Unidos não sabem onde o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, está escondido e não receberam qualquer boa informação de inteligência nos últimos anos, disse o secretário de Defesa norte-americano, Robert Gates.

REUTERS

06 de dezembro de 2009 | 09h34

Falando em entrevista que será transmitida neste domingo pelo programa "This Week" da rede de tevê ABC, Gates também disse que não pode confirmar notícias da semana passada afirmando que Bin Laden teria sido visto no Afeganistão este ano.

"Não sabemos de nenhum fato sobre Bin Laden. Se soubéssemos, nos iríamos pegá-lo", disse Gates em trecho divulgado pela ABC na noite de sábado.

Perguntado quando foi a última vez que os Estados Unidos tiveram uma boa informação sobre a localização de Bin laden, Gates disse: "Acho que faz alguns anos."

A BBC britânica disse na última semana que um preso no Paquistão disse ter recebido informações de que Bin laden esteve em Ghazni, no leste do Afeganistão, em janeiro ou fevereiro.

O Comitê de Relações Exteriores do Senador dos EUA divulgou um relatório no mês passado que culpou a falta de esforços do governo do ex-presidente George W. Bush e de comandantes militares norte-americanos por permitirem que Bin Laden escapasse das cavernas de Tora Bora, no Afeganistão, no fim de 2001.

(Reportagem de David Alexander)

Tudo o que sabemos sobre:
EUABINLADENESCONDIDO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.