24 de março de 2009 | 20h44
Reconhecida em todo o mundo, a estátua foi um dos primeiros sinais a serem vistos por imigrantes a chegarem de navio por mais de um século, mas foi fechada por questões de segurança desde os ataques de 11 de setembro.
O museu e a área de observação na base da escultura foram reabertos ao público em 2004, mas o acesso além deste ponto é proibido.
"Nos empenharemos a fazer tudo o que pudermos", Salazar disse à Reuters em uma entrevista sobre a probabilidade de reabertura da coroa até 4 de julho. "Podemos abri-la a um grupo pequeno de pessoas".
Salazar afirmou que o departamento considera implementar um sistema de tíquetes ou sorteio para permitir que grupos pequenos de pessoas entrem na coroa em horários específicos, controle semelhante de visitação e procedimentos de segurança adotados no Monumento de Washington.
O Serviço Nacional de Parque fechou a coroa porque o acesso ao topo da estátua é feito por uma estreita escada com corrimão em apenas um lado. No caso de uma emergência, não há uma saída rápida.
"Se você colocar centenas de pessoas lá e há algum acontecimento, muitas pessoas poderão morrer bem rápido", disse Salazar.
(Reportagem de Jasmin Melvin)
Encontrou algum erro? Entre em contato