
02 de novembro de 2011 | 13h06
WASHINGTON - Os Estados Unidos devem afirmar que estão "profundamente desapontados" por Israel ter acelerado a construção de assentamentos após a Unesco ter votado pela adesão plena dos palestinos à entidade, afirmou uma autoridade americana nesta quarta-feira, 2.
Veja também:
PARA ENTENDER: O Estado palestino na Unesco
Infográfico: As fronteiras da guerra no Oriente Médio
HOTSITE: A busca pelo Estado palestino
"(Estamos) profundamente desapontados com o anúncio", disse a autoridade, que falou em condição de anonimato, afirmando que a administração de Obama continua a deixar clara sua oposição a tais atitudes do governo israelense.
Israel anunciou na terça que ampliaria a construção de assentamentos em Jerusalém Oriental na terça-feira, o que foi considerado uma resposta ao reconhecimento do Estado palestino na Unesco. Os palestinos já repudiaram a decisão.
Nesta quarta, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, defendeu a decisão de acelerar o processo das obras - que já eram previstas - sob o argumento de que "é o direito e o dever do governo construir sob toda a área de sua capital para a atual e para as próximas gerações".
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.