PUBLICIDADE

Ex-governador de Illinois enfrenta 16 acusações de corrupção

Entre as atividades criminosas praticadas pelo político estão extorsão, fraude eletrônica e prevaricação

Atualização:

O ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, cassado em janeiro em um polêmico julgamento político, foi acusado nesta sexta-feira formalmente em Chicago de 16 crimes de corrupção, junto com seu irmão e um pequeno grupo de assessores.

 

PUBLICIDADE

Um júri federal de investigação apresentou nesta sexta-feira a acusação contra Blagojevich, de 52 anos, em um documento de 75 páginas que contém as acusações de conspiração para cometer atividades criminosas e para extorquir, de fraude eletrônica e de prevaricação, entre outras.

 

O ex-governador de Illinois foi cassado em janeiro pelo Senado estadual em um julgamento político por um caso de corrupção e prevaricação, depois que promotores federais o acusaram de ter tentado vender o assento de senador deixado vago pelo agora presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

 

A acusação alega que Blagojevich, seu irmão Robert, de 53 anos, e quatro assessores comandaram um "esquema de amplo alcance para privar o povo de Illinois de um Governo (estadual) honesto", segundo o The New York Times.

 

A decisão do grande júri federal de investigação em Chicago abre caminho para o julgamento criminal do ex-governador, mas, por enquanto, não foi fixada uma data para o início do processo.

 

No momento em que foram apresentadas as acusações contra o ex-governador de Illinois, Blagojevich supostamente estava em um hotel perto da Disneylândia em Lake Buena Vista, Flórida, segundo o The Wall Street Journal.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.