Jerry Larson/ AP
Jerry Larson/ AP

Explosão em fábrica de fertilizantes do Texas deixa ao menos 5 mortos

Mais de 160 pessoas ficaram feridas, segundo a polícia; número de mortos pode chegar a 15

Reuters

18 de abril de 2013 | 07h28

Uma explosão provocada por um incêndio destruiu uma fábrica de fertilizantes e dezenas de casas em uma pequena cidade do Texas, na noite de quarta-feira, matou ao menos 5 pessoas e feriu mais de 160. Uma nuvem de fumaça tóxica provocada pelo acidente forçou a retirada de metade da população local.

Segundo a polícia, entre cinco e 15 pessoas morreram na explosão em West, uma cidade de 2,8 mil moradores cerca de 130 km ao sul de Dallas.

"Eu nunca vi nada como isso", disse o xerife do condado de McLennan, Parnell McNamara. "Parece uma zona de guerra, com todos os destroços."

A explosão, provocada por um incêndio na fábrica West Fertilizer, foi relatada por volta de 20h na quinta-feira (22h no horário de Brasília).

A causa do incêndio é desconhecida, disseram autoridades. O sargento da polícia W. Patrick Swanton disse que os investigadores vão examinar se o incêndio foi resultado de atividade criminosa ou provocado por alguma reação química.

Mais cedo, o prefeito de West, Tommy Muska, disse à Reuters que cinco ou seis bombeiros voluntários que estavam entre os primeiros a chegar ao local estavam desaparecidos.

Autoridades disseram que as chamas que continuavam dentro da fábrica representavam duas ameaças -- a possibilidade de desencadear novas explosões e a emissão de gases perigosos para a cidade.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAEXPLOSAOFABRICATEXAS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.