Fonte da Casa Branca fica verde para o St. Patrick´s day

Ideia de celebrar o dia do padroeiro da Irlanda foi da primeira-dama, Michelle Obama

Efe,

17 de março de 2009 | 13h17

As fontes da Casa Branca foram tingidas de verde pela primeira vez na história nesta terça-feira, 17, em homenagem ao Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda. A ideia surgiu da primeira-dama, Michelle Obama, que se inspirou em uma tradição de Chicago, onde, em homenagem ao feriado, se tingem de verde as águas do rio, explicou a porta-voz Katie McCormick Lelyveld.

 

Foto: AP

 

"É um pouco de nosso antigo lar que trazemos ao novo", afirmou Lelyveld, que ressaltou que é a primeira vez em que a água das fontes do pórtico norte e da fachada sul ganham a coloração verde. As fontes manterão sua cor esmeralda até que a tinta acabe, indicou a porta-voz.

 

O presidente americano, Barack Obama, que nesta terça está usando uma gravata verde em homenagem a São Patrício, comemora o feriado com uma série de reuniões com líderes da ilha irlandesa. Esta manhã, ele se reuniu com o primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, que, como é tradicional, entregou um trevo, símbolo dos vínculos entre os dois países.

 

Foto: AP

 

Cerca de 40 milhões de americanos declaram ter ascendência irlandesa. Entre eles está o próprio presidente Obama, cujos ancestrais por parte de mãe provêm do condado de Offaly, próximo a Dublin, e que uma vez brincou que deveria transformar seu sobrenome em O'bama para torná-lo mais irlandês.

 

Obama se reuniu com os líderes do governo autônomo norte-irlandês, o unionista Peter Robinson, e Martin McGuinness, do Sinn Féin, antes de participar de um almoço no Capitólio oferecido pela presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, em comemoração ao Dia de São Patrício. Esta noite, o presidente americano também oferecerá uma recepção na Casa Branca a líderes da comunidade americano-irlandesa.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAIrlanda

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.