Furacão Irene é rebaixado para tempestade tropical

Ventos giram no máximo em 104 quilômetros por hora

Camila Moreira, da Agência Estado,

28 de agosto de 2011 | 10h20

O furacão Irene foi rebaixado a tempestade tropical, com ventos de no máximo 104 quilômetros por hora, de acordo com o Centro Nacional de Furacões. O centro do Irene avançou para a cidade de Nova York por volta das 10 horas, horário de Brasília.

 

Meteorologistas afirmam que o Irene deve passar sobre New England à tarde. As autoridades também alertaram que tornados isolados pode acontecer no nordeste durante a manhã. De acordo com informações da agência de notícias AP, cerca de 4 milhões de casas e empresas estão sem energia elétrica.

 

Seth Wenig/ AP

 

Ontem, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg afirmou que os cidadãos devem sair das ruas e permanecer em lugares seguros, depois da chegada do furacão Irene. O furacão já matou pelo menos nove pessoas pelo país, na maioria dos casos por queda de árvores.

 

Os ventos, que na sexta-feira alcançavam 160 quilômetros por hora, reduziram sua velocidade para 140 quilômetros por hora no sábado  - o que fez a tempestade passar da categoria 2 para a 1, na escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

 

Cinquenta e cinco milhões de pessoas estão na rota do furacão Irene, dos Estados de Carolina do Norte e Sul a Cape Cod, na Costa Leste do país, e dezenas de milhares estão deixando cidades como Nova York e Washington, que devem ser atingidas fortemente pela tempestade.

 

Veja também:

+ Furacão mata ao menos 9 nos EUA

+ CHACRA: 'Nova York está num clima de espera'

+ Companhias cancelam voos para Nova York

+ Obama diz que furacão é 'extremamente perigoso'

 

As informações são da Dow Jones, da Associated Press, EFE e Reuters

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.