Governador apoia mudança na lei para substituir Kennedy

Pela lei de Massachusetts, eleição especial deve ser feita em janeiro para a sucessão do senador Ted Kennedy

PUBLICIDADE

Por AE
Atualização:

O governador do Massachusetts, Deval Patrick, apoiou nesta quinta-feira, 27, o pedido feito por Edward Kennedy dias antes de morrer, para que seu sucessor no Senado seja apontado em breve. "Eu gostaria que a legislatura passasse a lei rapidamente e trouxesse isso para minha mesa que eu assinarei", garantiu Patrick, um membro do Partido Democrata como Kennedy, em entrevista ao Boston Globe.

 

Veja também:

Obama deve falar no funeral de Ted Kennedy no sábado

lista Perfil: Câncer põe fim a trajetória do 'último Kennedy'

especialEspecial: Conheça os membros da Dinastia Kennedy

mais imagens Fotos: Veja  imagens de Ted Kennedy

video Vídeo: Assista no YouTube discurso na convenção democrata em 2008

Publicidade

especial Especial: Cronologia da vida do senador

 

Poucos dias antes de morrer, após uma batalha de 15 meses contra um câncer no cérebro, Ted Kennedy, conhecido como um "Leão Liberal" no país, pediu mudanças nas leis estaduais para os casos de cadeiras vagas no Senado. A intenção de Kennedy era evitar que o posto ficasse sem nenhum ocupante por vários meses, até a realização de uma eleição especial.

 

Em uma carta, Kennedy apelou aos líderes políticos de Massachusetts pela mudança. A reforma no sistema de saúde do presidente Barack Obama pode depender desse voto para passar, no Senado com 100 integrantes. Kennedy era um antigo defensor da reforma no sistema de saúde, durante seus 47 anos no Senado. Até sua morte, trabalhava para garantir a aprovação da controversa legislação, que gerou um debate acalorado no país.

 

PUBLICIDADE

A morte dele, no fim da terça-feira (hora local, madrugada de quarta-feira no País) tirou dos democratas a crucial maioria de 60 votos para passar o projeto. A intenção da nova lei é garantir a todos os norte-americanos cobertura no sistema de saúde.

 

Pela atual lei de Massachusetts, uma eleição especial deve ocorrer para substituir Kennedy, em janeiro, com primárias partidárias previstas para novembro ou dezembro. Porém na carta, datada de 2 de julho, Kennedy pediu mudanças na lei, a fim de que o governador possa nomear um temporário, antes da eleição. Inicialmente, a proposta teve recepção fria no Estado, mas a morte do senador parece ter causado uma mudança de opiniões.

 

O senador Harry Reid, líder da maioria na Casa, pressiona para que os líderes de Massachusetts apontem o sucessor de Kennedy rapidamente. Reid telefonou ao governador na quarta-feira para demonstrar preocupação quanto à "prontidão com que se preenche a vacância", segundo Patrick. Reid disse que os democratas precisavam de todos os votos possíveis, para passar em breve temas como a reforma do sistema de saúde e medidas para combater as mudanças climáticas.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.