Helicóptero e avião colidem e deixam 9 desaparecidos nos EUA

Acidente ocorreu na Califórnia, em região próxima à maior base militar do país; buscas continuam em alto mar

estadao.com.br,

30 de outubro de 2009 | 15h37

Nove pessoas, entre militares e funcionários da Guarda Costeira dos EUA, desapareceram depois de um choque entre um avião e um helicóptero em pleno voo sobre o Oceano Pacífico na costa da Califórnia, no oeste do país, informaram nesta sexta-feira, 30, as autoridades americanas, segundo a agência AFP.

 

A colisão ocorreu na noite da quinta-feira quando um avião de transporte da Guarda Costeira bateu contra um helicóptero dos Marines, em uma região onde está a maior base militar do país.

 

"A busca continua, mas parece que o acidente custou a vida dos nove indivíduos", disse o porta-voz do Pentágono, Bryan Whitman, após descrever o episódio como "trágico".

 

Na madrugada da sexta-feira, as autoridades iniciaram uma intensa operação de busca de possíveis sobreviventes do acidente que deixou pedaços das aeronaves espalhados nas águas de San Diego, no sul da Califórnia. "Sempre temos esperanças. Sempre se supõe que estão vivos", disse o capitão da Guarda Costeira Thomas Farris, ressaltando que uma pessoa pode sobreviver até 20 horas na água, dependendo de suas roupas e corpo.

 

Três embarcações da Guarda e um helicóptero na área buscam sobreviventes. Acredita-se que sete pessoas estivessem a bordo do avião C-130 da Guarda Costeira e outras duas no helicóptero de ataque Cobra, segundo as autoridades.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.