Homem-bomba de ataque frustrado a Times Square fez vídeo, diz TV

O norte-americano nascido no Paquistão, que admitiu tentar explodir um carro-bomba na Times Square de Nova York, disse em um vídeo gravado antes do ataque frustrado que a motivação era vingar a guerra norte-americana no Afeganistão, informou a televisão Al Arabiya nesta quarta-feira.

REUTERS

14 de julho de 2010 | 12h59

"Esse ataque contra os Estados Unidos também será uma vingança por todos os mujahideen", disse o homem, supostamente Faisal Shahzad, em um vídeo que foi ao ar na televisão.

"Oito anos se passaram desde a guerra no Afeganistão e vocês verão como uma guerra muçulmana está apenas começando e como o Islã se espalhará pelo mundo", disse o suspeito, segundo a emissora.

O homem, vestindo roupas típicas e sentado com um rifle, elogiou como mártires o líder paquistanês do Taliban, Baitullah Mehsud, e o líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al-Zarqawi, mortos em 2006, em um vídeo semelhante aos produzidos por homens-bomba.

Shahzad, que foi detido antes de conseguir fugir dos Estados Unidos, se declarou culpado por tentar explodir um carro-bomba na Times Square de Nova York em maio.

(Reportagem de Firouz Sedarat)

Tudo o que sabemos sobre:
EUATIMESSQVIDEO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.