Homem que entrou armado em cinema dos EUA tinha arsenal em casa

A polícia encontrou um arsenal de armas e munições na casa de um homem preso depois de entrar com uma pistola e quatro facas numa sessão do filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge", no Estado norte-americano de Ohio.

KIM PALMER, Reuters

07 de agosto de 2012 | 18h53

O incidente evoca o massacre de 20 de julho num cinema que exibia o mesmo filme em Aurora, no Estado do Colorado. Na ocasião um ex-universitário atirou aleatoriamente contra a plateia, matando 12 espectadores e ferindo 58.

Scott Smith, de 37 anos, foi detido no sábado quando um policial de folga o abordou e pediu para revistar a sacola militar que ele havia levado para dentro do cinema na localidade de Westlake, segundo relato do tenente Ray Arcuri, da polícia local.

A polícia disse que Smith havia assumido uma "posição tática" no meio da fileira de trás, cerca de 30 minutos antes de o filme começar. Dentro da sacola foram achadas uma pistola Glock 9 mm carregada, dois pentes de munição extra e quatro facas.

Na segunda-feira à noite a polícia revistou a casa de Smith em North Ridgeville, subúrbio cerca de 30 quilômetros a oeste de Cleveland, em Ohio. Num pequeno cômodo havia sete pistolas, 12 fuzis e milhares de cartuchos de munição, segundo Arcuri.

Inicialmente, Smith não quis comentar seus motivos para entrar armado no cinema, mas depois declarou às autoridade que fez isso para sua "proteção e pela proteção de inocentes", disse Arcuri à Reuters.

Segundo a polícia, Smith não tem antecedentes criminais, mas não possuía licença para portar armas e violou os avisos do cine Regal que proíbem a entrada de espectadores armados.

Arcuri disse que o policial à paisana abordou o homem depois que o gerente do cinema considerou que ele tinha um comportamento suspeito. Smith poderá ser processado por porte ilegal de arma.

Tudo o que sabemos sobre:
EUACOLORADOMASSACRE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.