07 de agosto de 2012 | 18h53
O incidente evoca o massacre de 20 de julho num cinema que exibia o mesmo filme em Aurora, no Estado do Colorado. Na ocasião um ex-universitário atirou aleatoriamente contra a plateia, matando 12 espectadores e ferindo 58.
Scott Smith, de 37 anos, foi detido no sábado quando um policial de folga o abordou e pediu para revistar a sacola militar que ele havia levado para dentro do cinema na localidade de Westlake, segundo relato do tenente Ray Arcuri, da polícia local.
A polícia disse que Smith havia assumido uma "posição tática" no meio da fileira de trás, cerca de 30 minutos antes de o filme começar. Dentro da sacola foram achadas uma pistola Glock 9 mm carregada, dois pentes de munição extra e quatro facas.
Na segunda-feira à noite a polícia revistou a casa de Smith em North Ridgeville, subúrbio cerca de 30 quilômetros a oeste de Cleveland, em Ohio. Num pequeno cômodo havia sete pistolas, 12 fuzis e milhares de cartuchos de munição, segundo Arcuri.
Inicialmente, Smith não quis comentar seus motivos para entrar armado no cinema, mas depois declarou às autoridade que fez isso para sua "proteção e pela proteção de inocentes", disse Arcuri à Reuters.
Segundo a polícia, Smith não tem antecedentes criminais, mas não possuía licença para portar armas e violou os avisos do cine Regal que proíbem a entrada de espectadores armados.
Arcuri disse que o policial à paisana abordou o homem depois que o gerente do cinema considerou que ele tinha um comportamento suspeito. Smith poderá ser processado por porte ilegal de arma.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.