Houston elege prefeita aberta homossexual

Houston tornou-se no sábado a primeira grande cidade dos Estados Unidos a eleger uma prefeita abertamente homossexual, Annise Parker, após uma disputada eleição que deu a gays e lésbicas uma vitória simbólica após derrotas sobre a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia e em Maine.

ERWIN SEBA, REUTERS

13 de dezembro de 2009 | 10h42

"Os eleitores de Houston abriram a porta para a história", disse Parker em um centro de convenções em Houston. "Eu sei o que essa vitória significa para muitos de nós (...)".

Democrata, Parker vai enfrentar um déficit orçamentário de 130 milhões de dólares quando seu mandato começar em janeiro. Ela venceu no segundo turno o também democrata Gene Locke, advogado afro-americano.

No ano passado, a Califórnia aprovou a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo, conhecida como Proposição 8, e eleitores do Maine em novembro derrubaram uma lei estatal que permitia o casamento gay.

Outras cidades americanas como Portland, Oregon e Providence têm prefeitos abertamente homossexuais, mas nenhuma do tamanho de Houston -- a quarta maior cidade do país, com mais de 2 milhões de residentes.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAPREFEITAGAY*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.