Incêndio incontrolável ameaça 10 mil casas em Los Angeles

As autoridades preveem que as chamas, de até 25 metros, continuem de madrugada seu avanço pelas colinas

PUBLICIDADE

Por EFE
Atualização:

O incêndio incontrolável do parque natural Angeles National Forest, norte do condado de Los

PUBLICIDADE

Angeles, ameaça 10 mil casas após triplicar suas dimensões, o que obrigou a evacuar pelo menos mil casas, informa hoje em sua edição digital o jornal "Los Angeles Times".

 

As colunas de fumaça assomam à bacia de Los Angeles enquanto o fogo, instigado pelas altas temperaturas, consome a espessa massa florestal que não foi queimada em 60 anos, indica o rotativo, que destaca as dificuldades de combater o fogo com meios aéreos por causa da visibilidade limitada.

 

As autoridades preveem que as chamas, de até 25 metros, continuem de madrugada seu avanço pelas colinas em volta da floresta, o que obrigou o Serviço Florestal americano a recolocar centenas de bombeiros na região de Acton.

 

Pelo menos três pessoas feridas foram retiradas de helicóptero e três casas foram destruídas pelo fogo, embora os bombeiros prevejam uma iminente destruição das casas mais próximas ao parque natural.

 

O incêndio queimou mais de 85 quilômetros quadrados de superfície, atiçado por temperaturas superiores a 37 graus, pouca umidade e uma complicada orografia que dificulta ainda mais os trabalhos de extinção das chamas, explicaram os bombeiros.

 

Dez helicópteros, oito aviões-tanque e mais de 1.800 bombeiros trabalham na extinção do fogo, que na sexta-feira passada obrigou o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, a declarar estado de emergência no condado de Los Angeles.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.