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Mais de metade dos americanos usaram internet na eleição

Em 2008, cerca de 55% dos cidadãos dos EUA utilizaram a rede para se informar ou se engajar no pleito

Por Andy Sullivan
Atualização:

Mais de metade dos adultos dos Estados Unidos usaram a Internet para participar da eleição de 2008, segundo estudo divulgado na quarta-feira. Foi a primeira vez que esse limite foi superado. Cerca de 55 por cento procuraram notícias políticas na rede, pesquisaram as posições de candidatos, debateram questões ou participaram de alguma forma da eleição pela Internet, segundo o Projeto Vida Americana e Internet, do instituto Pew. Novas formas de comunicação virtual, como blogs, sites de relacionamento e sites de vídeos tiveram um papel relevante, de acordo com a ONG. Outras conclusões: - 43 por cento dos usuários da internet assistiram a vídeos online relacionados com política e eleição; - 33 por cento dos usuários compartilharam conteúdo político com outrem; - 52 por cento dos usuários de redes sociais as usaram para fins políticos. A Internet cresce constantemente como fonte de noticiário político desde 2000, quando 11 por cento dos eleitores iam à rede para se atualizar. Em 2008, foram 26 por cento. Entre os eleitores jovens e os usuários de banda larga, a Internet já supera a mídia tradicional (rádio, TV, jornais), segundo a pesquisa. O candidato democrata Barack Obama usou a Internet para mobilizar um exército de voluntários que o ajudou a derrotar o republicano John McCain no pleito de 4 de novembro. Os seguidores de Obama tendiam a ser mais engajados na rede do que os de McCain, segundo o estudo. Enquanto 26 por cento dos eleitores obamistas ativos na Internet postavam seu próprio conteúdo e ideias num fórum online, apenas 15 por cento dos simpatizantes do republicano participavam, por exemplo. O instituto Pew entrevistou 2.254 adultos entre 20 de novembro e 4 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

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