Carolyn Kaster/AP
Carolyn Kaster/AP

Menos da metade dos americanos aprova gestão de Obama, diz pesquisa

45% dos americanos aprovam a administração do presidente, enquanto 54% a desaprovam

Efe,

19 de julho de 2010 | 22h56

WASHINGTON- Menos da metade dos americanos aprova a gestão de Barack Obama na presidência do país e o apoio é ainda menor em relação à administração da economia e da guerra no Afeganistão, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 19, pelo instituto Zogby.

 

Realizado entre sexta-feira e hoje com 8.487 eleitores, o levantamento mostra que apenas 45% dos americanos aprovam a administração de Obama, enquanto 54% a desaprovam. Em fevereiro, o nível de aprovação de Obama nesta mesma pesquisa foi de 51%.

 

Além disso, o estudo mostra que apenas 32% dos americanos apoiam a política econômica de Obama e 27% aprovam sua conduta na guerra no Afeganistão.

 

Só 34% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente americano em assuntos ambientais, enquanto 26% apoiam suas políticas de migração.

 

A aprovação de sua política externa é de 42%. Em relação à saúde e à segurança interna, 40% dos americanos apoiam Obama.

 

Por fim, 32% dos consultados aprovam o trabalho do presidente americano nos assuntos relacionados à seguridade social e 37% apoiam sua conduta da reforma na regulação do sistema financeiro.

 

Segundo o instituto Zogby, para as eleições legislativas de 2 de novembro, os republicanos terão 43% dos votos, contra 41% para os democratas.

 

A pesquisa, cuja margem de erro é de 1,1%, mostrou também que 56% dos eleitores americanos acham que os Estados Unidos estão no caminho errado, 35% afirmam que o país está no caminho certo e 9% disseram não ter certeza sobre os rumos da nação.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.