
19 de março de 2012 | 04h45
A disposição de Mitt Romney de apoiar a adesão de Porto Rico aos Estados Unidos da América, assim como o apoio do governo local e sua atenção na economia, facilitaram que o pré-candidato republicano ficasse, neste domingo, 18, com mais de 80% dos votos e os 20 delegados em jogo nas primárias deste Estado livre associado.
"Ann (sua esposa) e eu estamos profundamente agradecidos à boa gente de Porto Rico por seu apoio. Com uma população maior que a de 22 Estados, esta ilha contribui de muitas maneiras para a vitalidade de nosso país", disse Romney após os resultados serem divulgados.
"Trabalhar para avançar nas fortunas desta ilha e melhorar a vida de todos os que vivem aqui será um grande objetivo de minha presidência", acrescentou em comunicado.
"Romney ganhou as primárias de Porto Rico", confirmou à Agência Efe José Menéndez Ortiz, comissário eleitoral do partido republicano local.
Com uma apuração de 44,08% no centro de acompanhamento eleitoral, Romney tinha 83,42% dos votos, Rick Santorum 7,74%, Newt Gingrich 2,07% e Ron Paul 1,11%.
O fato de contar com mais de 50% dos votos dá a Romney todos os delegados em jogo na ilha caribenha e lhe permite avançar nesta longa corrida pela nomeação à candidatura presidencial para enfrentar, em novembro, Barack Obama.
Com a clara vitória deste domingo, Romney tem o caminho aberto para a próxima primária do partido, que acontecerá na terça-feira, 20, em Illinois.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.