Jack Pfaller/Reuters
Jack Pfaller/Reuters

Nasa se prepara para estudar gravidade da Lua

Missão é composta por duas sondas que proporcionarão imagens em raios X

Efe,

08 Setembro 2011 | 04h47

WASHINGTON - A Nasa deve lançar nesta quinta-feira, 8, uma nova missão à Lua, a Grail, cujo o objetivo é medir o campo gravitacional do satélite natural.

A agência espacial estabeleceu um período de 42 dias para o lançamento da missão, embora seus diretores esperem que possa sair desde Cabo Canaveral (Flórida) na primeira oportunidade, prevista para as 9h37 desta quinta-feira (horário de Brasília).

A missão é composta por duas sondas que proporcionarão imagens em raios X da crosta e do núcleo da Lua, com as quais a Nasa espera conhecer mais sobre a estrutura sob a superfície e sua composição.

Entre outras utilidades, as medidas que serão tomadas pela Grail ajudarão a entender melhor a relação entre a Terra e seu satélite natural, segundo explicou recentemente o diretor da Divisão de Ciências Planetárias do quartel-general da Nasa em Washington, Jim Green.

A missão também ajudará a agência espacial americana a ter mais conhecimento sobre o satélite e aprimorar suas estimativas no caso de voltar a enviar homens à Lua novamente.

Mais conteúdo sobre:
nasa lua grail satélite

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.