PUBLICIDADE

Nomeada para Suprema Corte dos EUA se reúne com senadores

Hispânica indicada por Obama encontra lideranças democratas e republicanas responsáveis por sua aprovação

Atualização:

A juíza hispânica indicada pelo presidente Barack Obama para a Suprema Corte, Sonia Sotomayor, se reúne nesta terça-feira, 2, com senadores membros da comissão encarregada de confirmar ou recusar sua nomeação, no início do que pode ser um extenso debate e atrasar sua eventual posse.

 

PUBLICIDADE

Sonia programou reunir-se com cada senador por pelo menos meia hora durante sua "visita de cortesia", destinada tanto a garantir um debate civilizado e que os legisladores possam conversar em particular com ela. A juíza de apelações de Nova York verá 10 senadores durante sua primeira excursão no Capitólio.

 

Sem nenhuma grande surpresa, o Senado deve confirmá-la como a terceira mulher a servir a mais alta corte dos EUA. Os democratas já controlam 59 dos 100 acentos da corte, e Sonia deve conseguir alguns votos de republicanos. Os democratas precisam de 60 votos para evitar que os republicanos utilizem táticas processuais para impedir sua nomeação.

 

Embora os republicanos não tenham dito que tentarão bloquear a confirmação da juíza, alguns questionam declarações que ela fez sobre como suas experiências de vida influenciam suas decisões judiciais. Já os democratas a defendem, qualificando-a como uma juíza justa e imparcial. Em comum, os dois partidos afirmam estarem ansiosos para conversar com ela em particular e depois questioná-la em audiências públicas.

 

Sonia começou bem esta terça-feira, sendo elogiada pelo senador democrata Harry Reid, que afirmou que ela é uma indicada extraordinária e bem qualificada. Segundo ele, seu passado de batalhadora conquista a simpatia dos americanos, e ele chamou sua história de vida de "interessante". Ela irá se encontrar com o líder republicano Mitch McConnell e o também republicano Jeff Sessions, além do senador democrata Patrick Leahy. Ela ainda iria se encontrar com outros dez senadores, em seu primeiro dia no Capitólio.

 

A Casa Branca trabalha diariamente para promover a narrativa sobre Sonia que Obama lançou no dia em que a indicou: a de uma juíza federal que superou dificuldades na infância e que irá garantir uma justiça que reflete respeito pela lei, mas uma compreensão da vida real. Republicanos, no entanto, querem questioná-la sobre se colocaria suas opiniões acima da lei e julgaria como uma "ativista".

 

Segundo a BBC, caso seja confirmada no posto, Sonia, cujos pais são porto-riquenhos, será a primeira hispânica a ocupar uma cadeira no tribunal de mais alta instância do país e a terceira mulher a ter ingressado no tribunal. Ela deve substituir David Souter, que está em via de se aposentar, e, assim como seu antecessor, Sotomayor é considerada uma representante da ala judicial mais à esquerda.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.