Novo tornado em Oklahoma mata ao menos 9 pessoas

Autoridades declararam estado de emergência na região que havia sido atingida por tornado há 11 dias

Agência Estado e Reuters,

01 de junho de 2013 | 09h13

Atualizada às 14h30.

A cidade dos Estados Unidos atingida por um tornado mortal há 11 dias foi abatida novamente. Um novo tornado atingiu Oklahoma City na noite de sexta-feira, 31, deixando ao menos nove pessoas mortas, entre elas, duas crianças. Foi declarado estado de emergência na região, afirmou o Serviço Meteorológico Nacional.

Autoridades disseram que relatos de feridos foram "generalizados" em Oklahoma City. Mas os meteorologistas afirmaram que o furor da tempestade de sexta-feira, 31, não coincide com o que atingiu Moore, o subúrbio onde um tornado matou 24 pessoas no dia 20 de maio.

 

"Nem de perto", disse Rick Smith, um meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional, em mensagem transmitida pelo Centro de Previsão de Tempestades.

 

O Serviço de Meteorologia havia emitido mais cedo um alerta de tornado para partes de Oklahoma, descrevendo as condições meteorológicas como "particularmente perigosas", um dia depois de mais de uma dúzia de tornados ter devastado a região.

 

Estragos

 

O tornado arrastou veículos ao longo de uma grande rodovia na hora do rush. Cerca de 50 pessoas ficaram feridas, cinco gravemente, segundo fontes hospitalares. A tempestade também rumou através da área de St. Louis, arrancando o telhado de um Casino.

O aeroporto Will Rogers, em Oklahoma City, foi fechado e abrigava 1.200 pessoas, segundo a emissora local KWTV. Passageiros foram levados para túneis subterrâneos e os voos foram cancelados. 

 

(Com informações da Associated Press)

Mais conteúdo sobre:
tornadoOklahomamortes

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.