Obama cumprimenta muçulmanos pelo início do Ramadã

Presidente elogiou participação de comunidades islâmicas em trabalhos sociais e falou de um "novo começo"

21 de agosto de 2009 | 12h36

O presidente dos EUA, Barack Obama, cumprimentou as comunidades muçulmanas de todo o mundo pelo início do Ramadã, o mês sagrado do Islã, por meio de um vídeo e um comunicado no publicado no blog da Casa Branca nesta sexta-feira, 21.

 

Veja também:

video O vídeo no blog da Casa Branca

linkMenos da metade dos americanos confia nas decisões de Obama

 

No vídeo, o presidente americano reconhece que o mês sagrado dos muçulmanos é um período de festividades e reflexão e elogiou as comunidades islâmicas pelos trabalhos sociais realizados no país nos últimos meses.

 

O objetivo do comunicado de Obama é aproximar os EUA dos países do Oriente Médio, com os quais os americanos mantiveram relações ruins durante a era de George w. Bush no poder. "Verdadeiras parcerias requerem cooperações em todas as áreas, inclusive nas que mudam diretamente o cotidiano das pessoas, como educação, saúde, tecnologia, ciência e outros campos nos quais os muçulmanos tiveram um papel fundamental na história", diz o comunicado.

 

Obama também falou de um "novo começo" nas relações entre os países islâmicos e os EUA e citou a apresentação de um plano de solução para a questão entre Israel e Palestina baseado "em interesses e respeito mútuos."

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.