Obama decidirá sobre envio de tropas nas 'próximas semanas'

Presidente disse que ponto crucial é envolver população afegã na melhora do governo e das leis

Associated Press,

13 de outubro de 2009 | 15h58

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta terça-feira, 13, que anunciará sua decisão sobre o envio de mais tropas ao Afeganistão nas "próximos semanas". A declaração foi feita a jornalistas no Salão Oval durante um encontro com o primeiro-ministro da Espanha, José Luiz Zapatero.

 

Veja também:

especialEspecial: 30 anos de violência e caos no Afeganistão 

 

Obama disse que as decisões militares sobre o país foram importantes, mas apenas um aspecto das discussões é necessário para a estratégia americana no Afeganistão. Segundo o presidente, esse ponto é construir a capacidade dos civis de ajudar nas melhores do governo de seu país em relação às autoridades, à agricultura, às leis e outros campos.

 

Após a declaração de Obama, um porta-voz do governo, Robert Gibbs, rejeitou a informação de que o presidente já havia autorizado o envio de mais 13 mil soldados ao país. Ele disse que o efetivo era parte de um plano do presidente anterior, George W. Bush, que não havia sido colocado em prática quando Obama assumiu. O jornal Washington Post havia publicado que o envio fora autorizado por Obama.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.