Obama deve fazer nomeações para governo em duas semanas, dizem fontes

O presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Obama, deve anunciar nas próximas duas semanas seus indicados para as secretarias de Estado e Defesa, e o ex-senador republicano Chuck Hagel está entre os cotados para assumir o Pentágono, disseram funcionários do governo nesta terça-feira.

MATT S, Reuters

04 de dezembro de 2012 | 20h20

Hagel, cuja nomeação daria um matiz bipartidário ao gabinete do democrata Obama em seu segundo mandato, se reuniu nesta semana com o presidente na Casa Branca para discutir um cargo na sua equipe de segurança nacional. Mas não há sinal de que Obama já tenha se decidido sobre as nomeações.

Obama ainda está decidindo também se ele revelará de uma só vez neste mês suas principais nomeações para cargos de segurança nacional, o que deve incluir um novo diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), ou se apresentará um indicado após o outro, segundo fontes do governo.

Outros fortes candidatos para substituir Leon Panetta na Defesa supostamente incluem Michele Flournoy, ex-alta funcionária do Pentágono; Ashton Carter, subsecretário de Defesa, e o senador democrata John Kerry.

Mas Kerry também é cotado para substituir Hillary Clinton na secretaria de Estado. A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Susan Rice, é outra candidata que vem sendo citada.

(Reportagem adicional de Steve Holland e Susan Cornwell)

Tudo o que sabemos sobre:
EUAOBAMACARGOS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.