PUBLICIDADE

Obama diz que veto a gays nas Forças Armadas irá acabar em seu governo

Mesmo após ter sido derrubada por juíza da Califórnia, medida 'don't ask, don't tell' ainda é mantida

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

WASHINGTON- O presidente Barack Obama afirmou nesta quinta-feira, 14, que a política "don't ask, don't tell", que proíbe homossexuais de servirem abertamente nas Forças Armadas dos Estados Unidos, irá acabar durante o seu governo.

 

Falando em um encontro de jovens, o governante disse acreditar que qualquer um que queira servir como militar deve poder fazê-lo, independentemente de sua orientação sexual.

 

No entanto, Obama ressaltou que não pode acabar com a medida com uma ordem executiva e com o Congresso trabalhando contra esse sentido.

 

O presidente não discutiu a responsabilidade de sua administração em uma ordem de uma juíza da Califórnia que iria permitir que gays e lésbicas servissem abertamente.

 

O Departamento de Justiça americano pediu que a medida que veta os homossexuais nas Forças Armadas fosse mantida enquanto uma apelação contra a decisão do magistrado californiano tramita.

 

Legislação

 

A política do Don't ask, don't tell exige que militares gays mantenham sua orientação sexual em segredo, sob pena de expulsão.

Publicidade

 

Essa legislação foi aprovada pelo Congresso em 1993, em substituição a uma lei anterior que proibia completamente a presença de homossexuais nas Forças Armadas americanas.

 

PUBLICIDADE

A juíza Virginia Phillips considerou a política do Don't ask, don't tell inconstitucional, por violar os direitos de liberdade de expressão dos militares homossexuais.

 

No início do ano, o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, anunciou a criação de um grupo de trabalho formado por representantes civis e militares para estudar os efeitos que uma revisão da atual política teria sobre as Forças Armadas. O grupo deve apresentar suas conclusões em dezembro.

 

Com AP e BBC

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.