Arquivo/Efe
Arquivo/Efe

Obama e Medvedev irão se encontrar em 24 de junho, diz Casa Branca

Segundo porta-voz, presidentes irão discutir sobre pontos em que os dois países podem cooperar

Associated Press,

11 de junho de 2010 | 17h27

WASHINGTON- O presidente Barack Obama planeja se encontrar com seu colega russo, Dmitry Medvedev, na Casa Branca em 24 de junho, um dia antes da cúpula do G-8 e do G-20 no Canadá.

 

Veja também:

linkOrganização de Cooperação de Xangai fecha as portas para entrada do Irã

linkSanções impedem venda de mísseis anti-aéreos S-300 ao Irã, diz Kremlin

 

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou nesta sexta-feira, 11, que os dois irão explorar novas áreas nas quais os países poderiam cooperar, como comércio e investimentos.

 

"O presidente Obama espera usar a próxima reunião com o presidente Medvedev para explorar possíveis vias de maior cooperação em torno do comércio, do investimento e da inovação", disse a Casa Branca por meio de um comunicado.

 

O governo Obama tem se esforçado para melhorar as relações com a Rússia desde que o presidente democrata assumiu o poder no ano passado, e comprometeu Moscou em uma série de assuntos importantes para os americanos.

 

Segundo a Casa Branca, os Estados Unidos "deram passos significativos para retomar suas relações (com a Rússia), mencionando as sanções impostas contra o Irã e a Coreia do Norte e um tratado de desarmamento atômico firmado por Obama e Medvedev em abril.

 

Nesta semana, a Rússia se alinhou aos Estados Unidos e votou a favor da imposição de uma nova rodada de sanções ao Irã em razão de seu controverso programa nuclear. Os dois países também assinaram um novo tratado de redução de armas nucleares, o Start, recentemente.

 

"O presidente Obama e o presidente Medvedev têm colaborado com proximidade para melhorar a segurança e o bem-estar dos povos russo e americano", disse a Casa Branca.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.