Obama entrega medalha ao último chefe índio dos EUA

Medicine Crow, último chefe índio com vida, é autor de trabalhos sobre a história e a cultura dos nativos

Efe,

12 de agosto de 2009 | 17h59

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, entrega a Medalha Presidencial da Liberdade para Joseph Medicine Crow, a mais alta honraria civil nesta quarta-feira, 12, durante uma cerimônia na Casa Branca. Medicine Crow, o último chefe guerreiro índio das planícies com vida, é autor de vários trabalhos sobre a história e a cultura dos nativos americanos.

 

Foto: Efe

 

Além de Medicine Crow, também foram homenageados outras 15 personalidades. Entre

os condecorados, estão o arcebispo Desmond Tutu, da África do Sul, o cientista britânico Stephen Hawkin e a ativista irlandesa pelos direitos da mulher Mary Robinson.

 

"O que une todos é a crença de que nossas vidas são o que fazemos delas, que nenhuma barreira racial, de gênero ou física pode restringir o espírito humano e que o verdadeiro teste na vida de uma pessoa é o que fazemos pelos outros", disse Obama.

 

Outro homenageado, o senador Edward M. Kennedy, não pôde comparecer porque luta contra um câncer cerebral e ficou em Casa O senador foi representado por sua filha Kara Kennedy.

 

Foi a primeira vez que Obama condecorou pessoas com a Medalha da Liberdade, criada em 1945 pelo presidente americano Harry S. Truman para homenagear civis por seus esforços na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Tudo o que sabemos sobre:
Barack Obama

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.