Obama indica general Dunford para ser comandante no Afeganistão

O presidente dos EUA, Barack Obama, nomeou na quarta-feira o general Joseph Dunford, o oficial número 2 dos Fuzileiros Navais, para liderar o esforço de guerra no Afeganistão e supervisionar os planos para a retirada da maioria das forças de combate norte-americanas do país até o fim de 2014.

Reuters

10 Outubro 2012 | 15h59

Se confirmado pelo Senado norte-americano, Dunford substituirá o general John Allen, que assumiu o comando da missão no Afeganistão em julho de 2011 e foi indicado pelo presidente na quarta-feira para ser tornar o comandante supremo na Europa.

Dunford, que serviu no Iraque, era o comandante assistente dos Fuzileiros Navais desde outubro de 2010 e era esperado que assumisse as tropas dos EUA e da Otan no Afeganistão, uma vez que Allen saiu do posto.

"Se confirmado pelo Senado, ele liderará nossas forças em marcos-chave em nosso esforço que nos permitirá a levar a guerra a um encerramento de forma responsável, uma vez que o Afeganistão assuma plena responsabilidade pela sua segurança", disse Obama em um comunicado.

(Reportagem de Matt Spetalnick)

Mais conteúdo sobre:
EUAMILITARES*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.