Obama nomeia o senador John Kerry como secretário de Estado dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira a nomeação do senador John Kerry para substituir Hillary Clinton na Secretaria de Estado, afirmando que ele é "a escolha perfeita" para guiar a diplomacia norte-americana nos próximos anos.

Reuters

21 de dezembro de 2012 | 17h12

Obama escolheu Kerry, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado e candidato nas eleições presidenciais de 2004, após a embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas, Susan Rice, desistir de concorrer à posição na semana passada. Ele disse que espera que o processo de confirmação pelo Senado se dê rapidamente.

"À medida que viramos a página em uma década de guerra, ele entende que temos de aproveitar todos os elementos do poder norte-americano", disse Obama na Casa Branca.

Mesmo enquanto Obama coloca em jogo uma importante peça de sua equipe de segurança nacional reformulada, ele não nomeou um novo secretário de Defesa. O atraso surge em face a uma crescente retaliação de críticos do ex-senador republicano Chuck Hagel, considerado um dos principais candidatos para substituir Leon Panetta no Pentágono.

(Reportagem de Matt Spetalnick)

Mais conteúdo sobre:
EUAOBAMASECRETARIODEESTADO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.