Obama recebe Netanyahu para discutir plano de paz e Irã

Reunião é a primeira de uma série que o presidente americano marcou com líderes do Oriente Médio

PUBLICIDADE

Por Efe
Atualização:

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, tratarão nesta segunda-feira, 18, em Washington do processo de paz no Oriente Médio e o programa nuclear iraniano em sua primeira reunião desde que os dois assumiram o poder.

Veja também:

linkCasa Branca quer suspensão de assentamentos

PUBLICIDADE

link'Obama pode não ter força para enfrentar lobby pró-Israel'O presidente e o primeiro-ministro realizarão uma reunião a sós antes de incorporar a seus principais assessores. Mais tarde terão um almoço de trabalho. Obama e Netanyahu chegam ao encontro com posturas muito diferenciadas.

 

O primeiro-ministro israelense, que chegou ao poder à frente de uma coalizão de direita após as eleições de fevereiro em seu país, rejeitou até agora aceitar um Estado palestino.

 

Mas Obama, que já em seu primeiro dia de trabalho na Casa Branca falou com os líderes da região, indicou que uma paz no Oriente Médio que inclua um Estado para os palestinos, é uma questão de "segurança nacional" para os EUA e será uma de suas prioridades como presidente.

 

Se a questão palestina será um dos protagonistas da reunião na Casa Branca, o outro será o Irã.

Publicidade

 

O primeiro-ministro israelense considera que o Irã é uma "ameaça existencial" para seu país e defende a necessidade de impor mais sanções contra o programa nuclear de Teerã, algo para o que procura o apoio de Washington.

 

Obama desenvolve, pelo contrário, uma tentativa de aproximação com Teerã que incluiu uma mensagem direta às autoridades e ao povo iraniano no qual oferece "um novo começo" na relação se a República Islâmica optar por cumprir seus compromissos internacionais.

 

A reunião entre Obama e Netanyahu faz parte de uma série que o presidente americano deve levar com líderes do Oriente Médio. Na próxima semana, Obama receberá na Casa Branca o presidente egípcio, Hosni Mubarak, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.