Obama receberá Romney na Casa Branca na 5a-feira

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá o republicano Mitt Romney para um almoço particular na Casa Branca na quinta-feira, no primeiro encontro dos dois desde que Obama o derrotou na eleição presidencial deste mês.

MATT S, Reuters

28 de novembro de 2012 | 14h45

O encontro ocorre depois da promessa de Obama, feita logo após a disputada eleição de 6 de novembro, de consultar o ex-governador republicano do Estado de Massachusetts até o fim do ano.

A reunião ocorre também em meio aos esforços de Obama para trabalhar com os líderes do Congresso uma forma de evitar um "abismo fiscal" que levaria a economia dos EUA de volta à recessão.

"O governador Romney terá um almoço privado na Casa Branca com o presidente Obama na sala de jantar particular", informou a Casa Branca. O almoço será fechado à imprensa. "Será a primeira a oportunidade que tiveram desde a eleição."

A conversa de Obama com Romney estará espremida entre uma série de eventos nesta semana em que o presidente defende o aumento de impostos aos norte-americanos ricos, enquanto amplia o corte de impostos para a classe média --abordagem que seu ex-rival republicano se opôs duramente ao longo da campanha.

Os democratas do partido de Obama e seus rivais republicanos permanecem em um impasse por causa de um drástico aumento tributário no fim do ano e da redução nos gastos --em um fenômeno chamado de abismo fiscal--, que ocorrerá a menos que seja selado um acordo.

Tentando cumprir sua promessa pós-eleitoral de superar as divisões políticas, Obama disse em uma conferência à imprensa no dia 14 de novembro que queria "sentar e conversar" com Romney para ouvir suas ideias e ver se poderiam trabalhar juntos.

Obama disse que podia vislumbrar um futuro papel no serviço público para Romney, mas não tinha nenhuma "missão" específica para ele.

(Reportagem adicional de Mark Felsenthal)

Tudo o que sabemos sobre:
EUAOBAMAROMNEY*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.