14 de novembro de 2010 | 10h18
YOKOHAMA - O presidente dos EUA, Barack Obama, reiterou neste domingo, 14, ao seu colega russo, Dmitri Medvedev, sua intenção de conseguir a ratificação do tratado de desarmamento nuclear START com Moscou antes de que o novo Congresso americano tome posse em janeiro, algo que ele chamou de "alta prioridade".
Os dois líderes encontraram-se hoje, em Yokohama (Japão), à margem da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), no qual ambos participam.
Medvedev e Obama concentraram seus debates sobre questões econômicas, incluindo as negociações para a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC), e segurança.
"Reiterei ao presidente Medvedev que quero ver o START ratificado durante o período que resta da legislatura em curso. É uma alta prioridade", disse o presidente dos EUA, em uma breve declaração conjunta à imprensa após o encontro.
Para a aprovação deste acordo, assinado pelos dois presidentes, em abril, em Praga, são necessários os votos favoráveis de 67 dos cem lugares do Senado dos EUA.
Até agora, o Partido Democrata liderado por Obama tinha 59 lugares, mas a vitória republicana no último dia 2 legislativa, é provável que apenas 53, o que complicaria muito as perspectivas de ratificação do tratado, o resultado mais importante obtido Obama até agora no campo da política externa.
Um incentivo da Casa Branca em busca de apoio dos republicanos no Senado, ao que parece, é alocar mais fundos para a manutenção de arsenais nucleares no país.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.