Jonathan Ernst/Reuters
Jonathan Ernst/Reuters

Obama reúne-se com empresários e sindicalistas para diálogo fiscal

WASHINGTON - O presidente dos EUA, Barack Obama, vai se reunir com lideranças empresariais, sindicalistas e da sociedade civil nesta semana, antes de negociações com representante do Congresso para evitar um grande aumento de impostos e profundos cortes de gastos que estão na mira neste fim de ano, afirmou uma autoridade da Casa Branca na noite de domingo, 11.

Reuters

12 de novembro de 2012 | 08h31

 

Obama quer encontrar "uma solução equilibrada para os nossos desafios do déficit" e um jeito de fazer com que a economia avance, disse a autoridade. Reeleito na semana passada para assumir um segundo mandato de quatro anos, o presidente enfrenta o desafio imediato de impedir o chamado "abismo fiscal", uma combinação de cortes dos gastos do governo e aumento de impostos que devem ser implementados no início de 2013 e podem reduzir o déficit orçamentário, mas também colocar a economia de volta em recessão.

Obama agendou uma reunião com líderes democratas e republicanos da Câmara e do Senado na sexta-feira para começar as negociações. O presidente vai se reunir com líderes sindicais e outras lideranças do movimento político progressista na terça-feira, segundo a autoridade. Obama encontrará líderes empresariais na quarta-feira e representantes da sociedade civil na sexta-feira, de acordo com a fonte da Casa Branca.

O presidente e congressistas republicanos fizeram comentários com tom conciliatório desde as eleições sobre chegarem a um acordo para evitar um repentino choque fiscal. Ambos os lados estão em discordância sobre o aumento de impostos para os mais ricos.

Obama insistiu em sua campanha de reeleição que os ricos deveriam pagar mais como parte de um acordo fiscal, e disse que sua vitória nas urnas é um apoio a essa visão.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.