AP
AP

Obama se contentará com um mandato caso atinja metas

Segundo o porta-voz da Casa Branca, entre essas metas está a reforma no sistema de saúde do país

AE-DJ,

21 de agosto de 2009 | 19h04

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, poderia se contentar com apenas um mandato, caso atinja alguns de seus principais objetivos, afirmou o porta-voz da Casa Branca nesta sexta-feira, 21. Segundo Robert Gibbs, entre essas metas está a reforma no sistema de saúde do país.

 

"Eu ouvi o presidente dizer que, caso tomar decisões duras e fazer coisas importantes com as quais Washington fracassou em lidar durante décadas significar ficar nesta casa por apenas quatro anos, ele está bem satisfeito com isso", afirmou Gibbs a repórteres.

 

Os comentários são feitos após alguns dos aliados democratas de Obama se mostrarem contrários à iniciativa presidencial para reformar o sistema de saúde. Já outros se mostram reticentes em relação à abordagem de Obama para as mudanças climáticas, de olho nas eleições parlamentares de 2010, no meio do mandato presidencial.

 

Obama tem visto sua aprovação cair, em comparação com os ótimos números ostentados ao tomar posse, em janeiro. Também cai a aprovação à condução de determinados pontos pelo governo.

 

"A forma como ele aborda esse tema, a economia, o Afeganistão, o Iraque, quaisquer deles, não é de um modo para se preservar", garantiu o porta-voz. Obama disse querer tomar decisões "que ele acredita estar nos melhores interesses do povo americano, não no melhor interesse para seus números pessoais nas pesquisas", afirmou Gibbs.

Tudo o que sabemos sobre:
Barack Obama

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.