PUBLICIDADE

Obama se reúne com democratas por reforma da saúde

Presidente americano quer destravar impasses para preservar os votos necessários no Senado

Por AP
Atualização:

Lutando para alcançar um acordo sobre a reforma do sistema de saúde, o presidente norte-americano Barack Obama planeja para esta quinta-feira, 14, um encontro com líderes democratas para discutir pontos considerados chave para destravar a concretização legislativa do projeto.

 

Veja também:

linkReforma da saúde nos EUA tem novo round

PUBLICIDADE

linkObama inicia nova fase na reforma da saúde

 

O encontro de Obama acontece após intensa negociação da Casa Branca com os líderes do partido Democrata. A reforma do sistema de saúde, que é considerada por Obama como prioridade em seu projeto de governo, deverá se estender a mais de 30 milhões de americanos que atualmente não possuem cobertura, permitirá a punição de companhias que se negarem a atender a população e brecará o aumento gradativo das taxas de assistência médica no país.

 

Os Estados Unidos é o único país desenvolvido no mundo que não oferece uma cobertura universal de saúde à população. E o apoio popular à reforma do sistema de saúde continua caindo, provavelmente devido ao polêmico debate no Congresso e à dificuldade de combater problemas como desemprego e déficit nas contas públicas.

 

Nesta última quarta-feira, Obama e o líder do partido Democrata anunciaram que, após longa negociação, alcançaram acordos em alguns pontos, mas que ainda insuficientes para aprovar a reforma. Os democratas ainda se mostram bastante resistentes em relação a algumas concessões que vêm exigindo para preservar os 60 votos necessários para a reforma ser aprovada no Senado. Uma delas é de derrubar a intenção do governo de taxar planos de saúde que cobram valores mais elevados aos assegurados.

Publicidade

 

Os líderes democratas exigem que o governo ofereça um subsídio maior para que os planos de saúde possam ser contratados por um maior número de pessoas de classe média.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.