Obama se reúne com Petraeus para discutir tropas no Afeganistão

O presidente norte-americano, Barack Obama, se reuniu na quarta-feira com o general David Petraeus a fim de discutir opções para reduzir as tropas dos Estados Unidos no Afeganistão e vai anunciar um plano em breve, anunciou na quinta-feira o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

REUTERS

16 de junho de 2011 | 17h10

"Eles discutiram uma série de opções", disse Carney em briefing à imprensa, dizendo que a equipe de segurança nacional do presidente está revendo uma grande gama de questões ligadas à redução das tropas, prevista para começar em julho.

Obama fará "em prazo relativamente curto" um anúncio sobre o ritmo da redução das tropas no Afeganistão, disse Carney, sem oferecer mais detalhes.

Os detalhes da redução ainda não foram anunciados. Está previsto que isso seja feito depois de recomendações feitas a Obama por Petraeus, comandante dos 150 mil militares estrangeiros no Afeganistão, e pelo secretário de Defesa, Robert Gates.

Obama vem enfrentando pressões crescentes no Congresso por uma redução importante das forças no Afeganistão, após a morte do líder da Al Qaeda Osama bin Laden, em maio, por forças norte-americanas.

Pesquisas de opinião indicam que o povo dos Estados Unidos está cada vez mais preocupado com a guerra, que já dura quase dez anos, antes da eleição presidencial do próximo ano, na qual Obama vai se candidatar a um segundo mandato.

(Reportagem de Matt Spetalnick e Laura MacInnis)

Tudo o que sabemos sobre:
EUAOBAMATROPASAFEGANISTAO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.