Obama se reúne com presidentes de Afeganistão e Paquistão

Três líderes vão discutir a luta contra os talebans nos dois países; eles vão se reunir com Hillary também

Efe,

06 de maio de 2009 | 04h03

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reúne nesta quarta-feira, 6, com os líderes do Paquistão, Asif Alí Zardari, e Afeganistão, Hamid Karzai, em um encontro no qual abordarão a luta contra os talebans nos dois países.

 

A conversa de três lados entre Obama, Zardari e Karzai tem como objetivo impulsionar a cooperação entre Afeganistão e Paquistão, país que os talebans usam como base para lançar ataques em território afegão.

 

Os militantes talebans avançaram além de seu reduto no vale paquistanês de Swat, ao ampliar sua influência até o vale de Buner, 97 quilômetros ao noroeste da capital, Islamabad.

 

As forças de segurança paquistanesas lançaram uma ofensiva para expulsar os talebans de Buner no final do mês passado, que segundo Islamabad concluiu com a morte de cerca de 180 militantes.

 

A ofensiva aconteceu após as críticas de funcionários americanos, legisladores e analistas que acusam Zardari de "não ter feito o suficiente para lutar contra os talebans".

 

Zardari e Karzai manterão antes de seu encontro com Obama uma reunião privada com a chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton, primeiro separadamente e depois no formato trilateral.

 

À tarde, o presidente dos Estados Unidos receberá primeiro Karzai e depois Zardari, e posteriormente os três líderes se reunirão em um encontro trilateral.

Tudo o que sabemos sobre:
AfeganistãoPaquistãoEUABarack Obama

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.