Obama tem grande vantagem sobre republicanos para 2012--pesquisa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tem uma ampla vantagem sobre possíveis adversários republicanos na eleição presidencial de 2012, mas enfrenta dúvidas sobre sua forma de lidar com a economia, revelou uma pesquisa Reuters/Ipsos nesta quarta-feira.

REUTERS

11 de maio de 2011 | 13h26

Quarenta e cinco por cento dos norte-americanos disseram acreditar que Obama vai ser reeleito, um aumento de 10 pontos em relação a uma pesquisa similar realizada antes da eleição parlamentar em novembro de 2010.

Na pesquisa realizada após a morte de Osama bin Laden no início de maio, o índice de aprovação ao presidente dos EUA ficou em 49 por cento, 3 pontos acima do mês passado. Outras pesquisas dão a Obama uma popularidade ainda maior a Obama após a morte de Bin Laden.

Obama, no entanto, não teve avanço na avaliação econômica, com apenas 34 por cento dos entrevistados afirmando aprovar a forma como o presidente cuida da economia, número que está diretamente ligado ao aumento no preço da gasolina. Essa foi a menor aprovação a Obama quanto à economia em uma pesquisa Ipsos desde que ele tomou posse, em janeiro de 2009.

Obama tem vantagem de dois dígitos sobre todos os possíveis candidatos republicanos até o momento, segundo a pesquisa. O ex-governador do Arkansas Mike Huckabee e o ex-governador do Massachusetts Mitt Romney foram os republicanos com melhor resultado contra Obama.

A pesquisa foi realizada entre 5 e 9 de maio. Uma amostra de 1.020 adultos foi entrevistada aleatoriamente por telefone. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

(Reportagem de Steve Holland e Alistair Bell)

Tudo o que sabemos sobre:
EUACAMPANHAPESQUISA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.