Chip Somodevilla/Efe
Chip Somodevilla/Efe

Obama vai propor ao Congresso imposto para milionários

Proposta deve ser encaminhada a um comitê especial que deverá buscar uma redução no déficit de 3 trilhões de dólares nos próximos 10 anos

ALISTER BULL, REUTERS

18 Setembro 2011 | 09h24

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai propor a criação de um "imposto Buffett" para pessoas que faturam mais de 1 milhão de dólares por ano, como parte de suas propostas ao Congresso para a redução do déficit do país.

A proposta deve ser encaminhada nesta segunda-feira, 19, a um comitê especial do Congresso dos EUA que deverá buscar uma redução no déficit de 3 trilhões de dólares nos próximos 10 anos.

De acordo com o plano, Obama deverá propor redução nos gastos no programa Medicare da ordem de US$ 250 bilhões, além de cortes de US$ 1 trilhão às tropas no Iraque e Afeganistão. O plano de Obama não incluirá a elevação da idade para o programa Medicare ou mudanças no Seguro Social. Dentro deste propósito, Obama pedirá aos democratas que apoiem um voto que proteja o seguro social da classe média americana.

O diretor de Comunicação da Casa Branca, Dan Pfeiffer, disse no sábado por meio do Twitter que este imposto seria uma espécie de imposto mínimo alternativo destinado a garantir que os milionários paguem pelo menos taxas equivalentes às das famílias de classe média.

O nome "imposto Buffett" refere-se ao investidor bilionário norte-americano Warren Buffett, que escreveu neste ano que os ricos normalmente pagam em impostos do que aqueles que trabalham para eles devido a brechas na lei.  / As informações são da Reuters e Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
EUA OBAMA IMPOSTORICOS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.