Pai de menino do balão nega que história foi uma farsa

Um homem do Colorado rejeitou sugestões feitas na sexta-feira de que a operação de resgate acionada pelos temores de que seu filho estivesse voando num balão caseiro foi uma farsa para chamar a atenção.

KEITH COFFMAN, REUTERS

16 de outubro de 2009 | 15h44

Richard Heene apareceu em diversos programas matinais de televisão nos Estados Unidos para responder às acusações de que a história foi uma farsa. Os rumores foram alimentados depois que seu filho Falcon Heene, de 6 anos, disse que se escondeu no sótão da casa da família na quinta-feira "para o show".

"Absolutamente não, isso não é um tipo de trote", afirmou Heene, visivelmente irritado, no programa "Today", da NBC. Enquanto o pai falava, Falcon, que estava ao seu lado, vomitava.

"O que tenho a ganhar?", perguntou Heene, cientista amador cuja família é conhecida por suas aventuras de 'caça' a tempestades e que já participou do reality show "Troca de Esposas".

Falcon foi encontrado são e salvo no sótão de sua casa -- um final feliz para quem pensava que ele estivesse a bordo de um balão, que foi observado durante horas ao vivo pela televisão enquanto sobrevoava o Colorado fora de controle. Quando o balão pousou o garoto não estava dentro, suscitando temores de que ele tivesse caído.

As autoridades locais disseram que, embora não acreditassem que o incidente fosse uma farsa, eles interrogariam a família de novo.

Mas o xerife do Condado de Larimer, Jim Alderden, encarregado do caso, disse à mídia local na manhã de sexta-feira que "se for descoberto que se tratou de um trote... certamente buscaremos uma compensação" pelo custo dos esforços de resgate.

NENHUM NOVATO NA TV

Falcon - cujo irmão disse que ele havia subido no balão e desatado as amarras - disse que se escondeu no sótão em cima da garagem de sua casa porque estava com medo, depois de receber uma bronca do pai por ter entrado num compartimento do balão.

Mas depois ele levantou suspeitas ao ser questionado no programa "Larry King Live", da CNN, sobre por que ficou escondido por tanto tempo enquanto as pessoas gritavam seu nome.

"Vocês (os pais dele) disseram que, hum, fizemos isso para o show", disse.

Richard Heene, sua mulher, Mayumi, e os três filhos participaram do programa de reality show da emissora ABC chamado "Troca de Esposas", no qual as famílias trocam de mãe para lidar com problemas domésticos.

Richard Heene disse que o balão era parte de um experimento científico.

Embora o pai tenha sido o que mais falou durante as entrevistas, a mãe de Falcon, Mayumi Heene, disse à CNN: "O que passamos durante todo o dia foi real... Eu realmente achei que tinha perdido Falcon".

Tudo o que sabemos sobre:
EUAMENINOFARSA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.