Pentágono revelará detalhes de arsenal nuclear em cúpula de Nova York

Revelação de dados faz parte do compromisso dos EUA e serão anunciados por Hillary Clinton

PUBLICIDADE

Atualização:

NOVA YORK - O Pentágono revelará nesta segunda-feira, 3, informações sobre seu arsenal nuclear até agora classificado, coincidindo com a abertura da Conferência de Revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) realizado em Nova York.

 

 

Segundo um alto funcionário, tornar pública esta informação faz parte do compromisso dos EUA de reduzir seu arsenal nuclear significativamente, informou o jornal The New York Times. A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, incluirá estes dados em seu discurso na conferência das Nações Unidas, indicou o jornal. Está previsto que Hillary também anuncie novos fundos para a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

 

Durante anos, a inteligência americana se opôs à publicação de descrições quantitativas do arsenal nuclear, perante a preocupação de que esses números pudessem ajudar os grupos terroristas a calcular o mínimo de combustível nuclear necessário para gerar uma arma.

 

O TNP compromete os países signatários a usar seu potencial nuclear apenas com fins pacíficos, enquanto garante que as cinco potências atômicas oficiais (EUA, Reino Unido, França, China e Rússia) reduzirão de forma gradual seus arsenais nucleares até eliminá-los.

 

Saiba mais:especialSaiba mais sobre a reunião de revisão do TNPespecialOs últimos eventos da crise nuclear

 

A conferência de desarmamento será realizada pelas Nações Unidas entre os dias 3 e 28 de maio e deve contar com delegações dos 189 países signatários do Tratado de Não-Proliferação Nuclear que entrou em vigor em 1970 e procura impedir a proliferação de armas nucleares e o desmantelamento dos arsenais existentes.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.