Policial atira em dois homens negros acusados de roubar cerveja nos EUA

Os dois jovens estavam desarmados e ficaram feridos; agente disse que eles o atacaram com um skate

O Estado de S. Paulo

21 de maio de 2015 | 21h08

WASHINGTON - Um policial de Olympia, capital do Estado americano de Washington, atirou em dois homens negros desarmados suspeitos de tentar roubar cerveja de um supermercado local nesta quinta-feira, disseram forças de segurança.

Os dois irmãos, com idades entre 21 e 24 anos, foram hospitalizados, um deles em estado grave com vários ferimentos de bala, disse o chefe da polícia de Olympia, Ronnie Roberts.

O oficial Ryan Donald, que trabalha há três anos no Departamento de Polícia de Olympia, disse às autoridades que os homens não estavam armados, mas que o atacaram com um skate e ele tinha feito um aviso verbal antes de atirar.

O incidente ocorre depois de uma série de confrontos fatais da polícia nos Estados Unidos, o que levou a um debate sobre o uso da força pelos policiais, principalmente contra as minorias.

Depois que a notícia do incidente se espalhou, vários protestos pequenos tomaram conta de Olympia, uma cidade de cerca de 48 mil habitantes onde apenas 2% da população é negra, segundo dados do Censo dos EUA.

O chefe da polícia contou que Donald, que é branco, e outros oficiais responderam a um chamado de assalto num supermercado por volta da 1h da madrugada. Um funcionário do estabelecimento afirmou que dois homens que estavam tentando roubar cerveja tinham jogado os itens nele antes de fugir. / REUTERS

Tudo o que sabemos sobre:
EUAWASHINGTONPOLICIALNEGROS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.