Proposta do Irã não responde a preocupações nucleares, dizem EUA

Uma proposta iraniana entregue às maiores potências nesta semana "não é muito responsiva" às preocupações norte-americanas sobre o programa nuclear iraniano, disse o Departamento de Estado dos EUA nesta quinta-feira.

REUTERS

10 de setembro de 2009 | 16h28

"(A proposta) não é muito responsiva à nossa maior preocupação, que é, obviamente, o programa nuclear iraniano", disse a repórteres o porta-voz do Departamento de Estado, P.J. Crowley.

As propostas iranianas foram entregues às potências envolvidas nos esforços diplomáticos para resolver a polêmica sobre o trabalho nuclear do Irã --EUA, França, Grã-Bretanha, Rússia, China e Alemanha.

Os EUA e seus aliados suspeitam que o programa iraniano destina-se para o desenvolvimento de armas nucleares.

O Irã, quinto maior exportador mundial de petróleo, afirma que seu programa nuclear destina-se à produção de eletricidade. O país tem rejeitado pedidos para que interrompa o enriquecimento de urânio, processo que pode produzir combustível para usinas de energia ou, se refinado, para armas nucleares.

"No pacote ontem, o Irã reiterou que (...) o assunto nuclear está encerrado", disse Crowley.

O porta-voz disse que diplomatas do chamado P5+1, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Alemanha, discutirão a proposta iraniana na sexta-feira.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAIRAPACOTE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.