Republicano Pawlenty diz que concorrerá à Presidência dos EUA

Candidatura de governador de Minnesota não deve ameaçar Obama

REUTERS

23 de maio de 2011 | 11h40

WASHINGTON - O ex-governador de Minnesota Tim Pawlenty anunciou no domingo que buscará a indicação republicana para a eleição presidencial de 2012 nos Estados Unidos, acrescentando algum peso a uma lista de candidatos vistos como pouco ameaçadores para o presidente Barack Obama.

 

Veja também:

link Racha aumenta e expõe divisões no Partido Republicano

 

"Amanhã minha primeira parada de campanha será em Iowa, e é onde vou começar uma campanha que diz a verdade aos norte-americanos", declarou Pawlenty em um vídeo em seu site. "Eu sou Tim Pawlenty e estou concorrendo a presidente dos Estados Unidos."

Pawlenty, de 50 anos, é respeitado no meio político e pode emergir como um dos candidatos mais fortes do partido, embora esteja atrás dos concorrentes republicanos em potencial em pesquisas de opinião.

Conhecido como "T-Paw" entre seus apoiadores, Pawlenty foi um governador popular durante dois mandatos em um Estado de inclinação democrata, o que lhe dá crédito como republicano que pode atrair o apoio vital de eleitores independentes.

Filho de um caminhoneiro que cresceu perto de estábulos e de uma fábrica de processamento de carne, Pawlenty tinha 16 anos quando sua mãe morreu de câncer e seu pai perdeu o emprego. Pawlenty lutou para cursar direito na Universidade de Minnesota.

Apesar da história de superação, o político de fala suave é visto por alguns republicanos como carente da dureza necessária para enfrentar um presidente em exercício com grandes fundos de campanha como Obama.

O presidente está à frente dos potenciais candidatos republicanos na maioria das pesquisas, mas pode cair se os números do desemprego não melhorarem rápido o suficiente.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAPAWLENTYCANDIDATO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.