PUBLICIDADE

Revisão de documentos pode levar semanas, diz Pentágono

Mais de 91 mil relatórios divulgados por site apontam falhas dos EUA na guerra do Afeganistão

Atualização:

WASHINGTON - O Pentágono anunciou nesta segunda-feira, 26, que a revisão dos documentos secretos da guerra no Afeganistão divulgadas no domingo pelo site Wikileaks.org "pode levar dias e até semanas" e que ainda é cedo para calcular suas consequências.

 

 

"Nós os examinaremos e tentaremos determinar quanto dano causarão aos nossos agentes e nossos parceiros da coalizão, se eles revelam fontes e métodos e se representam ameaças para a segurança nacional", disse o coronel David Lapan, porta-voz do Pentágono.

 

"Vai levar dias, talvez semanas, tudo dependendo de como esses documentos foram divulgados, e aí os revisaremos", concluiu.

 

O material, divulgado pelo Wikileaks.org e publicado pelos jornais New York Times, The Guardian e Der Spiegel, revela detalhes minuciosos da guerra empreendida pelos EUA e pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) desde 2001 e consiste em um dos maiores vazamentos de documentos secretos da história americana.

 

Os mais de 91 mil documentos secretos relacionados à guerra do Afeganistão revelam um grande crescimento da força da insurgência Taleban e que as tropas do Paquistão estão ajudando os rebeldes no território afegão. A Otan se recusou a comentar a divulgação das informações. Os EUA já condenaram a divulgação desses documentos.