Terremoto de 4,7 graus sacode área de Los Angeles

Tremor, o mais forte a afetar esta região este ano, foi sentido em toda a área urbana; não há feridos

PUBLICIDADE

Por Efe
Atualização:

Um terremoto de intensidade 4,7 graus na escala aberta de Ritcher sacudiu na madrugada desta segunda-feira, 18, a área de Los Angeles, sul da Califórnia, segundo informou o Instituto Geológico Americano (USGS, na sigla em inglês).

 

O terremoto aconteceu às 20h39 (0h39 de Brasília desta segunda-feira) com o epicentro situado a 13,5 quilômetros de profundidade, próximo às localidades de Lennox e Inglewood, no condado de Los Angeles.

 

O tremor, o mais forte a afetar esta região este ano, foi sentido em toda a área urbana de Los Angeles, especialmente nos arranha-céus do centro da cidade.

 

O USGS não decretou alerta para tsunami. Em um primeiro momento não se informou da existência de feridos nem danos. Minutos depois aconteceu uma réplica de magnitude três na escala de Ritcher.

 

O estado da Califórnia fica em um terreno onde se acham algumas das falhas mais ativas do mundo e é objeto frequente de tremores, embora em sua maioria de pouca magnitude.

 

Pesquisas científicas publicadas em 2008 constataram que existe 99% de possibilidades de que um grande terremoto afete o sul da Califórnia nos próximos 30 anos.

 

Espera-se que o previsto tremor, denominado "Big One", alcance pelo menos 6,7 graus na escala Richter e possa causar danos similares ou superiores ao tremor que sacudiu Northridge, em Los Angeles, em 1994.

Publicidade

 

Texto atualizado às 6 horas

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.