PUBLICIDADE

Teste nuclear norte-coreano ameaça a paz, diz Obama

Presidente dos EUA afirma que perigo apresentado pela Coreia do Norte exige resposta internacional

Por BBC Brasil
Atualização:

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou nesta segunda-feira, 25, o teste nuclear subterrâneo realizado pela Coreia do Norte. "Estas ações, embora não sejam surpresa dadas as declarações e ações até esta data, são uma questão de grande preocupação para todas as nações", afirmou o presidente em nota oficial emitida em Washington.

 

Veja também:

Coreia do Norte faz 2º teste nuclear e lança mísseis

"Tentativas da Coreia do Norte de desenvolver armas nucleares, assim como seu programa de mísseis balísticos, constituem uma ameaça à paz e à segurança internacional"."O perigo apresentado pelas atividades ameaçadoras da Coreia do Norte exigem ação da comunidade internacional", afirmou o presidente. A Grã-Bretanha também manifestou preocupação com o teste nuclear realizado pela Coreia do Norte. O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, condenou a ação norte-coreana e disse que ela "vai minar a possibilidade de paz na península coreana e não ajudará a segurança da Coreia do Norte". "A comunidade internacional vai tratar a Coreia do Norte como um parceiro se ela se comportar de maneira responsável. Se não fizer isto, pode esperar apenas contínuo isolamento." Um porta-voz do presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, disse que o teste é um "sério desafio" para os esforços internacionais para a não-proliferação nuclear. O Japão considerou a ação norte-coreana "inaceitável".

 

Publicidade

A Rússia, que ocupa a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas, está preparando uma sessão de emergência para discutir o tema.

 

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.