Tremor atinge Ottawa e outras cidades do Canadá

Um terremoto de magnitude 5,0 atingiu o norte da capital canadense Ottawa nesta quarta-feira, sacudindo uma ampla região do centro do Canadá, informaram o Serviço Geológico dos Estados Unidos e testemunhas.

REUTERS

23 de junho de 2010 | 16h26

Há relatos de pequenos estragos e testemunhas disseram que o tremor foi sentido em Montreal e em Toronto, a maior cidade canadense e que se prepara para reunião do G20 nesta semana.

Funcionários do escritório da Reuters em Ottawa informaram que prédios tremeram fortemente por entre 25 e 30 segundos, disparando alarmes de incêndio no centro da cidade. Alguns edifícios foram esvaziados, mas testemunhas afirmaram não haver sinais de grandes estragos.

O senador canadense Art Eggleton disse à Reuters que participava de uma reunião quando sentiu o tremor.

"Pensamos que era uma construção. De repente o lugar começou a tremer. Alguém gritou para sairmos e saímos", disse ele.

"Tudo estava se mexendo. Alguns dos meus colegas já experimentaram tremores aqui antes e disseram que este foi o pior deles".

Segundo o serviço geológico norte-americano (USGS, na sigla em inglês), o tremor teve profundidade de apenas 19,2 quilômetros, e teve seu epicentro a 61 quilômetros ao norte de Ottawa, perto da comunidade de Cumberland, no Estado de Ontario.

Terremotos são registrados com frequência na região, mas geralmente são de baixa intensidade e sentidos apenas nas áreas onde ocorrem.

(Reportagem de David Ljunggren e Allan Dowd)

Tudo o que sabemos sobre:
CANADATERREMOTO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.