
19 de agosto de 2010 | 08h52
WASHINGTON - O número de americanos que têm a impressão errada de o presidente dos EUA, Barack Obama, é muçulmano, aumentou, chegando a 18%, enquanto apenas um terço, 34%, sabe que ele é cristão, informa uma pesquisa publicada nesta quinta-feira, 19, pela imprensa americana.
Veja também:
Casa Branca afirma que Obama é 'devoto cristão'
A enquete foi realizada pelo centro de pesquisas Pew Research Center entre 21 de julho e 5 de agosto, antes de Obama demonstrar apoiar o direito dos muçulmanos de construírem uma mesquita perto do local onde ficavam as torres gêmeas em Nova York, derrubadas nos atentados de 11 de setembro.
Em outubro de 2008, apenas 12% dos participantes de pesquisa semelhante achavam que Obama era muçulmano, contra 51% que sabiam que o presidente é cristão. Por outra parte, na nova pesquisa, só 44% das pessoas consultadas aprovam a atuação de Obama como presidente, enquanto 41% reprovam. Em março de 2009, apenas 26% avaliavam negativamente a administração.
Os colaboradores de Obama na Casa Branca "se mostraram decepcionados perante os resultados da nova pesquisa do Pew Center", segundo o jornal Washington Post. Outro jornal, o New York Times, ao informar sobre os resultados da pesquisa, lembrou que a confusão sobre a confissão religiosa do presidente se soma aos persistentes rumores, divulgados sobretudo em círculos direitistas, de que Obama nasceu fora dos EUA, o que, se confirmado, o desabilitaria para a chefia do Estado..
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.