WikiLeaks deve divulgar novos documentos secretos nesta quarta

Segundo o site, material está relacionado à CIA

estadão.com.br

25 de agosto de 2010 | 10h35

WASHINGTON - O site WikiLeaks deve divulgar nesta quarta-feira, 25, novos documentos militares secretos do governo dos EUA, conforme sua equipe divulgou na terça em um perfil do Twitter. Desta vez, porém, o material revelado seria referente à CIA, a agência central da inteligência americana, de acordo com informações do canal CNN.

 

Veja também:

lista  Leia a íntegra no Wikileaks  (Em inglês)

 

O grupo postou em sua página do Twitter dizendo que "divulgaria documentos da CIA na quarta", embora não tenha especificado uma hora para fazê-lo. Não está claro, porém, se o material a ser revelado está relacionado aos outros 77 mil documentos sobre a guerra no Afeganistão vazados no fim de julho.

 

Os 77 mil documentos vazados pelo Wikileaks cobrem o período de janeiro de 2004, durante administração de George W. Bush, até dezembro de 2009, quando o atual presidente americano, Barack Obama, iniciou o envio de mais 30 mil soldados ao país asiático. Seriam divulgados outros quase 15 mil papéis.

 

Os documentos, publicados pelos jornais New York Times e The Guardian e pela revista Der Spiegel, revelam detalhes minuciosos da guerra empreendida pelos EUA e pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) desde 2001 e consistem em um dos maiores vazamentos de documentos secretos da história americana.

 

O Pentágono pediu que o site devolvesse todos os documentos e deletasse toda e qualquer cópia deles. As autoridades afegãs também criticaram a postura do site, que alega apenas estar prestando um serviço público.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAWikiLeaksdocumentosCIA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.