Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

64% dos colombianos aprovam terceiro mandato de Uribe

Pesquisa aponta crescimento a favor da reeleição do presidente, que irá a referendo se aprovada pela Câmara

Associated Press,

10 de setembro de 2009 | 12h34

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 10, revelou que 64% dos colombianos aprovam uma nova candidatura do presidente Álvaro Uribe nas próximas eleições, um número que representa um aumento de seis pontos percentuais desde o último bimestre, mesmo que o mandatário ainda não tenha se manifestado publicamente se buscará um terceiro mandato.

 

Jorge Londoño, diretor do instituto responsável pelo levantamento, o Invamer Gallup, explicou que a mudança se deve a vários fatores, entre eles a melhoria na situação econômica do país. A popularidade do presidente, ainda segundo a pesquisa, subiu no bimestre entre julho e agosto, comparado com o anterior, de 68% para 70%. A popularidade de Uribe também aumentou, passando de 71% para 74%

 

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei, sancionado por Uribe nesta terça-feira, para a realização de um referendo, no qual a população deve dizer se deseja ou não modificar a Constituição. Em caso positivo, Uribe pode concorrer a seu terceiro mandato consecutivo, após ser reeleito em 2006.

 

A consulta, porém, deve ainda ser examinada e aprovada pela Corte Constitucional, em uma análise que pode levar até 90 dias. Caso a Corte dê sinal verde, as autoridades eleitorais convocarão e realizarão o referendo.

 

Números favoráveis

 

Se chegar à etapa do referendo, o processo de reeleição de Uribe tem grandes chances de ser consolidado. A pesquisa mostrou que 58% dos eleitores sairia para votar a medida, sendo que seria necessária a participação de 25% da população para validar a votação, já que o voto não é obrigatório.

 

Além disso, dos que se mostraram dispostos a votar no referendo, 86% se disse favorável ao terceiro mandato de Uribe. "O que a pesquisa mostra é que cerca de 7,5 milhões de pessoas estariam votando a favor de Uribe", explicou Londoño.

 

A sondagem foi realizada entre mil pessoas, entre 3 e 7 de setembro, em quatro das maiores cidades do país - Bogotá, Medellín, Cali e Barranquilla -, com margem de erro de 3 pontos. As eleições colombianas ocorrerão em maio de 2010.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.