Abbas inicia visita de dois dias à Argentina

Líder palestino chega ao país dias depois de uma visita de Simon Peres

Hélio Barboza, AE-Dow Jones,

23 Novembro 2009 | 03h46

O líder palestino Mahmud Abbas começou domingo uma visita oficial à Argentina, que inclui uma reunião com a presidente Cristina Kirchner para discutir o Oriente Médio, poucos dias depois de uma vista do presidente de Israel Shimon Peres.

 

"A vista do presidente Abbas traz a oportunidade de trocar opiniões sobre a situação do Oriente Médio, o estado das negociações entre palestinos e israelenses e a possibilidade de cooperação da Argentina na região", disse o Ministério de Relações Exteriores da Argentina, num comunicado.

 

No encontro com Peres na semana passada, Cristina disse que o governo dela é favorável a um acordo de paz no Oriente Médio que inclua a criação de um Estado palestino e o direito dos israelenses de viver em segurança dentro de suas fronteiras.

 

Na visita de dois dias à Argentina, Abbas está acompanhado por seu ministro de relações exteriores, Riad Al-Maliki, e pelo negociador palestino Saeb Erekat. Nesta segunda-feira, 23, o líder palestino se reunirá com Cristina e depois comparecerá a um almoço no Ministério de Relações Exteriores. Na terça, ele deve se encontrar com os líderes do Congresso argentino, visitar o Centro Islâmico e proferir um discurso no Conselho Argentino de Relações Internacionais.

 

Nas últimas duas semanas, Abbas e Peres também visitaram o Brasil, onde Abbas pediu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha maior atuação nos esforços internacionais para se chegar a um acordo de paz no Oriente Médio. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.